Apresentação

Sejam bem-vindos ao site do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística denominado NEPEL. Nosso primeiro encontro aconteceu no dia 21 de junho de 2013, no âmbito da Universidade Federal da Paraíba.
O grupo tem articulação direta com o Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) e com professores de outras universidades. O Nepel acolhe professores, estudantes de graduação e pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e demais interessados em temas de política e educação linguística.
Desenvolvemos pesquisas dentro de três linhas centrais de atuação que são:


a) História das ideias sobre a linguagem na região do Mercosul


Essa linha objetiva a análise comparada dos instrumentos linguísticos durante a formação dos Estados Nacionais, o que irá visibilizar as desigualdades/diferenças entre os países da região que se pretende integrar. A linha de pesquisa tem um caráter comparado, identificando as retóricas que circulam na Argentina e no Brasil entre finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX, visando entender a relação entre ensino e escrita na formação dos Estados Nacionais.


b) Estudos lexicais sob a perspectiva glotopolítica


É através da língua, especialmente do léxico, que podemos perceber e construir a realidade que nos circunda, consolidando a interação necessária à humanidade. Os instrumentos linguísticos têm sido usados para aprimorar essa interação, entre eles destaca-se o dicionário em suas diversas funções. A presente linha de pesquisa busca elucidar critérios de escolhas para a elaboração das mais diversas obras lexicográficas sob uma perspectiva glotopolítica.


c) Políticas linguísticas no Brasil


Essa linha de pesquisa tem como objetivos investigar as políticas linguísticas declaradas, percebidas e praticadas no Brasil, bem como analisar os processos de criação de políticas linguísticas educacionais e os processos de interpretação e apropriação dessas políticas por professores de línguas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário