Membros

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(Líder)


Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2004, 2009). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas nas áreas de Linguística de Texto e Política e Planejamento Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL).


Profa. Dra. María del Pilar Roca Escalante
(Líder)

Graduada em Filologia espanhola pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha, (UAM) em 1988; realizou estágio de doutorado na Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel  (HUJI) entre 1988-1989 e obteve o grau de doutor em Filosofia e Letras pela UAM  em 1998. Entre 1999 e 2002 foi lotada no departamento de Letras da Universidade Federal da Paraíba em Campina Grande, Brasil, (UFPB) e desde 2002, é lotada no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da referida universidade em João Pessoa. Na atualidade, realiza o pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Pesquisa as ideias sobre a linguagem desde uma perspectiva histórica, analisando os processos de formação de políticas linguísticas que se direcionam tanto à manutenção das práticas prescritivas quanto à introdução de ações atualizadoras nos âmbitos institucionais através da análise dos diferentes instrumentos linguísticos. 

(Líder)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Graduada em Letras/Português e especialista em Letras/ Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).  Atualmente é professora adjunta na UFPB, campus I, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, no curso de Letras. É líder no Grupo de Pesquisa Léxico, Ensino e Cultura e líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística. Desenvolve pesquisas em ensino de Língua Portuguesa, Lexicografia e Lexicologia.


Andrea Silva Ponte

Doutora e mestre (2004 e 2013) em Língua Espanhola pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras (Espanhol e Português) pela Universidade de São Paulo (USP).  Desde 2008 é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro da COPESBRA (Comissão Permanente de Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro), tem experiência em Política Linguística e Ensino/Aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.





Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e especialização em Língua: Linguagem e Literatura pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (2010). Atualmente é tutor da UFPB e Secretário Executivo da UFPB. Tem experiência na área de Linguística.








Graduanda em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista do Prolicen, vinculada ao Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Políticas e Educação Linguística.


Cynthia Israelly Barbalho Dionísio

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência no ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Interessa-se especialmente pelas políticas de difusão internacional da língua portuguesa e pelo ensino de português como língua adicional.



Daniella de Melo Vanderlei Ferreira


Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPB (1996). Participante do grupo de pesquisa de Políticas Linguísticas da Universidade Federal da Paraíba (Nepel). Atualmente atuando como professora de espanhol do Ensino Fundamental 1, professora de espanhol no Centro de Línguas Estrangeiras da Prefeitura de João Pessoa e tutora à distância do curso Letras/Espanhol da UFPB.



Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling/UFPB). Graduada pela UFPB em Letras e especialista em Ensino de Inglês como Segunda Língua e Língua Estrangeira (Teaching English as a Second Foreign Language) pela Universidade da Califórnia, Berkeley, onde foi aluna dos linguistas Dr. Steven L. West e Dr. Sedique Popal. Tem experiência com o ensino português e inglês como línguas estrangeiras, no contexto da universidade, por meio do Programa de Extensão e do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais-PLEI, em escolas de línguas e no ensino fundamental, na Paraíba, e na ONG Canal Alliance, em São Francisco, EUA. 



Mestre em Linguística pelo PROLING/UFPB (2015). Professora de Língua Inglesa do IFPB e tutora EAD do curso Licenciatura em Letras também pelo IFPB. Graduada em Letras. Especialista em Tradução. Experiência em formação inicial e continuada de professores brasileiros e estrangeiros. Examinadora internacional das provas orais da Universidade de Cambridge na Inglaterra.  Possui oito certificados internacionais.




Janaína Ferreira


Graduanda em Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista do Prolicen, membro do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Política Linguística e Linguística Aplicada.

Mestre em Linguística pelo PROLING/UFPB (2010) e doutorando também pelo mesmo programa na linha de Linguística Aplicada com enfoque nos estudos de Políticas Linguísticas. Graduou-se em Direito pelo UNIPÊ (1997) e em Letras – Português e Inglês (2007) pela UFPB. É Professor Pesquisador Nível I da UFPB Virtual e da Pós-Graduação Latu Sensu do IESP/UNAVIDA/UVA. Também é Professor Colaborador do Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) da UFPB, atuando como Examinador do CELPE-Bras (Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). É advogado e exerce o cargo de Secretário Executivo Bilíngue na UFPB.





Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2013). Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui especialização em Educação à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2012) e em Ciências da Linguagem com Ênfase em EaD pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (2008). No momento, atua profissionalmente exercendo a função de Tutora à Distância pela Universidade Aberta do Brasil UFPB Virtual da disciplina Introdução à Educação à Distância do curso de Licenciatura em Letras Virtual (2008-2015)


Doutoranda e mestre (2009) em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2005) e em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (2004). É professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino da Paraíba e tem experiência no ensino superior (2010-2014) na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, pesquisando principalmente sobre os seguintes temas: formação docente, construção identitária docente, letramentos, língua portuguesa, gêneros textuais, ensino. É membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e participante do Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais e Linguística (NEPEL/UFPB).


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB) e membro do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e graduação em Pedagogia. Atualmente, é professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba, Campus III. 




Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Licenciatura em Letras – habilitação em Língua Portuguesa (2012). Graduada em Pedagogia (2012). Professora da educação básica na rede estadual de ensino da Paraíba. Tem interesse pelos estudos em Linguística Aplicada e ensino de língua materna.






Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Especialista em Linguística aplicada a práticas discursivas pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011). Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco (2009). Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino do Moreno (PE). Nutre interesse pela pesquisa em Linguística, no campo da Linguística Aplicada, Linguística Textual e Política e Planejamento Linguístico.


Graduada em Letras Lingua Francesa pela UFCG em 1989, tem experiência como professora do Infantil na rede privada de Campina Grande, como professora de francês língua estrangeira (FLE) na rede pública desta mesma cidade onde integrou a equipe de professores do Projeto da UFCG de Reinserção da Lingua Fancesa nas Escolas Públicas coordenado pela professora e mestre Maria Santana Meira. Tem experiência na França como recreadora numa Colônia de férias (Lyon-1992)) onde pode adaptar as atividades e experiências desenvolvidas no Brasil com crianças dos 5 aos 10 anos, e em Paris onde trabalhou na empresa PSA (Peugeot-Citroën) durante 10 anos, inicialmente como tradutora na equipe de engenharia civil, depois na Comunicação interna da fábrica e por fim, na área de Compras. De volta ao Brasil, em 2008, ingressou na Aliança Francesa como professorade FLE e em seguida, como Coordenadora Pedagógica onde ficou até 2014. A partir deste ano, voltou aos bancos acadêmicos e ingressou no Mestrado pelo PROLING (UFPB). Interessa-se pelas políticas ligadas ao ensino do francês especialmente na rede pública.