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(Líder)
Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2004, 2009). Possui
graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É professora do Departamento de Letras Clássicas e
Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística,
com pesquisas nas áreas de Linguística de Texto e Política e Planejamento
Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística
(NEPEL).
Profa. Dra. María del Pilar Roca Escalante
Cynthia Israelly Barbalho Dionísio
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência no ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Interessa-se especialmente pelas políticas de difusão internacional da língua portuguesa e pelo ensino de português como língua adicional.
Daniella de Melo Vanderlei Ferreira
Janaína Ferreira
Graduada em Letras Lingua Francesa pela UFCG em 1989, tem experiência como professora do Infantil na rede privada de Campina Grande, como professora de francês língua estrangeira (FLE) na rede pública desta mesma cidade onde integrou a equipe de professores do Projeto da UFCG de Reinserção da Lingua Fancesa nas Escolas Públicas coordenado pela professora e mestre Maria Santana Meira. Tem experiência na França como recreadora numa Colônia de férias (Lyon-1992)) onde pode adaptar as atividades e experiências desenvolvidas no Brasil com crianças dos 5 aos 10 anos, e em Paris onde trabalhou na empresa PSA (Peugeot-Citroën) durante 10 anos, inicialmente como tradutora na equipe de engenharia civil, depois na Comunicação interna da fábrica e por fim, na área de Compras. De volta ao Brasil, em 2008, ingressou na Aliança Francesa como professorade FLE e em seguida, como Coordenadora Pedagógica onde ficou até 2014. A partir deste ano, voltou aos bancos acadêmicos e ingressou no Mestrado pelo PROLING (UFPB). Interessa-se pelas políticas ligadas ao ensino do francês especialmente na rede pública.
Profa. Dra. María del Pilar Roca Escalante
(Líder)
Graduada em Filologia espanhola pela Universidad
Autónoma de Madrid, Espanha, (UAM) em 1988; realizou estágio de doutorado na
Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel (HUJI) entre 1988-1989 e
obteve o grau de doutor em Filosofia e Letras pela UAM em 1998. Entre
1999 e 2002 foi lotada no departamento de Letras da Universidade Federal da
Paraíba em Campina Grande, Brasil, (UFPB) e desde 2002, é lotada no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da referida universidade em
João Pessoa. Na atualidade, realiza o pós-doutorado pela Universidad de Buenos
Aires (UBA). Pesquisa as ideias sobre a linguagem desde uma perspectiva
histórica, analisando os processos de formação de políticas linguísticas que se
direcionam tanto à manutenção das práticas prescritivas quanto à introdução de
ações atualizadoras nos âmbitos institucionais através da análise dos
diferentes instrumentos linguísticos.
(Líder)
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Graduada em Letras/Português e especialista em
Letras/ Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professora adjunta na UFPB, campus I, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, no curso
de Letras. É líder no Grupo de Pesquisa Léxico, Ensino e Cultura e líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística. Desenvolve
pesquisas em ensino de Língua Portuguesa, Lexicografia e Lexicologia.
Andrea Silva Ponte
Andrea Silva Ponte
Doutora e mestre (2004 e 2013) em Língua Espanhola pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras (Espanhol e Português) pela
Universidade de São Paulo (USP). Desde 2008 é professora do
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB). Membro da COPESBRA (Comissão Permanente de Acompanhamento da
Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro), tem experiência em
Política Linguística e Ensino/Aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Possui
graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e
especialização em Língua: Linguagem e Literatura pela Faculdade Nossa Senhora
de Lourdes (2010). Atualmente é tutor da UFPB e
Secretário Executivo da UFPB. Tem experiência na
área de Linguística.
Graduanda
em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da
Paraíba, bolsista do Prolicen, vinculada ao Núcleo de Estudos em Política e
Educação Linguística (NEPEL). Tem experiência na área de Linguística, com
ênfase em Políticas e Educação Linguística.
Cynthia Israelly Barbalho Dionísio
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência no ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Interessa-se especialmente pelas políticas de difusão internacional da língua portuguesa e pelo ensino de português como língua adicional.
Daniella de Melo Vanderlei Ferreira
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Graduada em Arquitetura e
Urbanismo pela UFPB (1996). Participante
do grupo de pesquisa de Políticas Linguísticas da Universidade Federal da
Paraíba (Nepel). Atualmente atuando como professora de espanhol do Ensino
Fundamental 1, professora de espanhol no Centro de Línguas Estrangeiras da
Prefeitura de João Pessoa e tutora à distância do curso Letras/Espanhol da UFPB.
Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling/UFPB). Graduada pela UFPB em
Letras e especialista em Ensino de Inglês como Segunda Língua e Língua Estrangeira
(Teaching English as a Second Foreign Language) pela Universidade da
Califórnia, Berkeley, onde foi aluna dos linguistas Dr. Steven L. West e Dr.
Sedique Popal. Tem experiência com o ensino português e inglês como línguas
estrangeiras, no contexto da universidade, por meio do Programa de Extensão e
do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais-PLEI, em
escolas de línguas e no ensino fundamental, na Paraíba, e na ONG Canal
Alliance, em São Francisco, EUA.
Mestre em Linguística pelo PROLING/UFPB (2015). Professora de Língua Inglesa do IFPB e tutora EAD do curso
Licenciatura em Letras também pelo IFPB. Graduada em Letras. Especialista em Tradução. Experiência em
formação inicial e continuada de professores brasileiros e estrangeiros.
Examinadora internacional das provas orais da Universidade de Cambridge na
Inglaterra. Possui oito certificados
internacionais.
Janaína Ferreira
Graduanda em Letras Clássicas e
Vernáculas (DLCV) pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista do Prolicen,
membro do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). Tem
experiência na área de Linguística, com ênfase em Política Linguística e
Linguística Aplicada.
Mestre em Linguística pelo PROLING/UFPB (2010) e doutorando também pelo mesmo programa na linha de Linguística Aplicada com enfoque nos estudos de Políticas Linguísticas. Graduou-se em Direito pelo UNIPÊ (1997) e em Letras – Português e Inglês (2007) pela UFPB. É Professor Pesquisador Nível I da UFPB Virtual e da Pós-Graduação Latu Sensu do IESP/UNAVIDA/UVA. Também é Professor Colaborador do Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) da UFPB, atuando como Examinador do CELPE-Bras (Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). É advogado e exerce o cargo de Secretário Executivo Bilíngue na UFPB.
Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Norte (2013). Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Possui especialização
em Educação à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2012)
e em Ciências da Linguagem com Ênfase em EaD pela Universidade Federal da
Paraíba (2011). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da
Paraíba (2008). No momento, atua profissionalmente exercendo a função de Tutora
à Distância pela Universidade Aberta do Brasil UFPB Virtual da disciplina
Introdução à Educação à Distância do curso de Licenciatura em Letras Virtual
(2008-2015)
Doutoranda
e mestre (2009) em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, graduada
em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2005) e em Pedagogia
pela Universidade Vale do Acaraú (2004). É professora de Língua
Portuguesa da rede estadual de ensino da Paraíba e tem experiência no ensino
superior (2010-2014) na área de Linguística, com ênfase em Linguística
Aplicada, pesquisando principalmente sobre os seguintes temas: formação
docente, construção identitária docente, letramentos, língua
portuguesa, gêneros textuais, ensino. É membro do Grupo de Estudos em
Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e participante do Núcleo de
Estudos em Políticas Educacionais e Linguística (NEPEL/UFPB).
Doutoranda
do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB) e membro do
Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). Possui mestrado
em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e graduação em
Pedagogia. Atualmente, é professora do Departamento de Educação do Centro de
Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da
Paraíba, Campus III.
Mestranda
em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB).
Licenciatura em Letras – habilitação em Língua Portuguesa (2012). Graduada em
Pedagogia (2012). Professora da educação básica na rede estadual de ensino da
Paraíba. Tem interesse pelos estudos em Linguística Aplicada e ensino de língua
materna.
Mestranda
em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Especialista em
Linguística aplicada a práticas discursivas pela Faculdade Frassinetti do
Recife (2011). Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco (2009). Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino do Moreno (PE).
Nutre interesse pela pesquisa em Linguística, no campo da Linguística Aplicada,
Linguística Textual e Política e Planejamento Linguístico.
Graduada em Letras Lingua Francesa pela UFCG em 1989, tem experiência como professora do Infantil na rede privada de Campina Grande, como professora de francês língua estrangeira (FLE) na rede pública desta mesma cidade onde integrou a equipe de professores do Projeto da UFCG de Reinserção da Lingua Fancesa nas Escolas Públicas coordenado pela professora e mestre Maria Santana Meira. Tem experiência na França como recreadora numa Colônia de férias (Lyon-1992)) onde pode adaptar as atividades e experiências desenvolvidas no Brasil com crianças dos 5 aos 10 anos, e em Paris onde trabalhou na empresa PSA (Peugeot-Citroën) durante 10 anos, inicialmente como tradutora na equipe de engenharia civil, depois na Comunicação interna da fábrica e por fim, na área de Compras. De volta ao Brasil, em 2008, ingressou na Aliança Francesa como professorade FLE e em seguida, como Coordenadora Pedagógica onde ficou até 2014. A partir deste ano, voltou aos bancos acadêmicos e ingressou no Mestrado pelo PROLING (UFPB). Interessa-se pelas políticas ligadas ao ensino do francês especialmente na rede pública.