sábado, 19 de dezembro de 2015

I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional

Durante os dias 18 a 20 de novembro, ocorreu na UFPB o tão esperado I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional, evento organizado pelo nosso grupo no intuito de congregar pesquisadores da área de políticas linguísticas e difundir esse campo de pesquisa em diversos níveis.

Na abertura, contamos com a presença de representantes da administração institucional, bem como do Nepel, que situaram o simpósio no âmbito do projeto maior de internacionalização acadêmica.





A professora Elvira Arnoux realizou a conferência inicial do primeiro dia de atividades.



Em seguida, os participantes desfrutaram de um delicioso coffee break, em que puderam recarregar as energias e se confraternizar.



A primeira mesa redonda intitulada "O funcionamento linguístico na formação superior em Letras: um problema de políticas linguísticas e educacionais" contou com a presença dos professores Adrián Fanjul (USP), Pablo Gasparini (USP) e Patrícia Franzoni (UBA).

A programação do dia seguiu com as apresentações nos Grupos de Trabalho (GTs).



A última mesa redonda do dia foi composta pelos professores Leandro Diniz (UFMG), Maria Teresa Celada (USP) e José Ribamar Bessa-Freire (Uni-Rio/UERJ) e tratou de "Línguas na contemporaneidade: Estado, sujeitos, memória colonial".


A programação do dia foi encerrada com o lançamento de livros e sessão de autógrafos, contando com o acompanhamento musical de qualidade da Camerata de Violões do IFPB.





Na quinta-feira 19, o dia iniciou com as oficinas ministradas pelos membros do nosso grupo. Emny e Gualberto estiveram à frente da oficina "Políticas linguísticas para refugiados e supranacionais da língua portuguesa", enquanto Cynthia ministrou a oficina "Políticas linguísticas no Brasil".




Após um delicioso coffee break, a programação seguiu com a mesa redonda "Direitos linguísticos, legislação linguística e educação", em que as professoras Fernanda Castelano Rodrigues (UFSCar), Lía Varela (Universidad Tres de Febrero) e Cristina Broglia (UFSCar) encabeçaram o debate.


No início da tarde, as discussões aconteceram nos GTs.

Após uma pausa para o lanche, o coletivo se reuniu na mesa redonda composta pelos professores Xoán Lagares (UFF), Marcos Bagno (UnB) e Daniela Lauria (UBA) sobre "Políticas normativas do espanhol e do português".


À noite, os participantes desfrutaram de um momento de descontração no jantar de confraternização, que aconteceu em um restaurante de comidas típicas do Nordeste e bastante tradicional na cidade de João Pessoa.

O último dia do simpósio amanheceu com as discussões ocorridas nas oficinas dos integrantes do NEPEL e, após o lanche, seguiu para os GTs e apresentação de pôsteres.


O momento de exposição de pôsteres ficou marcado pela atenção dispensada ao trabalho de pesquisadores iniciantes, que tiveram suas apresentações prestigiadas por Elvira Arnoux (UBA), Carla Reichmann (UFPB) e Maria Erotildes (UFC). Além disso, contaram com uma plateia de ouvintes bastante interessada. 


O sol ainda estava a pino à tarde quando iniciou-se a última sessão de GTs do simpósio, em que pesquisadores de diversas partes do país e de diversos interesses de pesquisa puderam trocar ideias sobre pesquisas em andamento ou concluídas.


Por fim, após a última pausa para um saboroso lanche, ocorreu a mesa redonda intitulada "Políticas linguísticas e formação docente" composta pelos professores Dayala Vargens (UFRJ), João Wanderley Geraldi (Unicamp) e Maria Elias Soares (UFC), que despertou uma discussão bastante produtiva e principalmente inquietante para os que estavam presentes.


Todos os apresentadores de pôsteres receberam uma lembrancinha da Comissão Organizadora: o livro "Del español y el portugués", organizado pelas professoras Pilar Roca (UFPB) e Elvira Arnoux (UBA), como um incentivo para continuarem trilhando a jornada acadêmica com brilhantismo e entusiasmo.

O encerramento do simpósio foi brindado com muita poesia através da bela performance do Grupo AEDOS,  composto por graduandos do curso de Letras e coordenado pela professora Dra. Vanessa Riambau (UFPB).


Foram meses de trabalho intenso em diversas frentes, que resultaram em um evento ousado, porém organizado e, esperamos, bastante frutífero em seus desdobramentos. 

Nada disso seria possível sem o envolvimento dos membros do NEPEL, que trabalharam duro para que o sonho se tornasse realidade e tudo transcorresse da melhor maneira. 

Agradecemos também ao maravilhoso time de monitores, que vestiram a camisa e se empenharam no trabalho dos bastidores, distribuindo simpatia e solicitude aos participantes do evento. 


No mais, agradecemos a todos os convidados, participantes, prestadores de serviço que, enfim, colaboraram para a realização desse evento tão importante.

Um comentário: